quarta-feira, 6 de outubro de 2010

3º Ciclo de leituras Teatrais Semiencenadas no Butantâ - Leitura de Outubro

Estamos partindo para última leitura semiencenada de 2010
 neste mês de Outubro no dias 19 e 26 ás 20:00hs
com o texto e direção de
 Mario Bortolotto:

"HOMENS, SANTOS E DESERTORES".
 Sinopse :
Um homem recluso vive sozinho em casa cercado de livros e evitando qualquer contato com as pessoas. Um Garoto sedento de conhecimento passa a visitar a casa desse Homem que tenta a todo custo repelir o Garoto por se ver refletido nele. E por descobrir que assim como ele, o Garoto também não tem saída e está condenado à total infelicidade.

Elenco:
Mário Bortolotto - Homem
Gabriel Pinheiro - Garoto

  Mário Bortolotto escreve para teatro desde 1981. Em 1982 fundou seu próprio grupo, o Chiclete com Banana ,atual Cemitério de Automóveis. Montou cerca de quarenta textos seus com o Cemitério de Automóveis e ganhou vários prêmios como autor, diretor, ator, sonoplasta e iluminador. Em 2000 Mário Bortolotto recebeu o Prêmio APCA pelo conjunto da obra e o Prêmio Shell de Melhor Autor por Nossa Vida Não Vale Um Chevrolet. Tem nove livros publicados: Seis Peças de Mário Bortolotto - Volume I; Mamãe Não Voltou do Supermercado (romance) que está ganhando reedição pela Editora Eraodito; Para os Inocentes que Ficaram em Casa (poesia) e Seis Peças de Mário Bortolotto - Volume II. Sete Peças de Mário Bortolotto – Volume III, Gutemberg Blues uma compilação de matérias escritas para os Jornais Folha de Londrina e Correio Londrinense, Bagana na Chuva (romance), Doze Peças de Mário Bortolotto – Volume IV e Atire no Dramaturgo (coletânea de textos do seu blog)
Como ator trabalhou com o diretor Fauzi Arap nas montagens de Frida e Santidade sendo indicado por este espetáculo para o Prêmio Shell de Melhor Ator de 1997. Esteve em cartaz no Centro Cultural São Paulo nos meses de fevereiro e março de 99 com o espetáculo Disk Ofensa - Linha Vermelha de Pedro Vicente, sob a direção de Nilton Bicudo. E também interpreta o monólogo Kerouac de Mauricio Arruda Mendonça com direção de Fauzi Arap. Paralelamente a carreira em teatro produziu e apresentou durante três anos o programa Estação Blues na Rádio Universidade FM em Londrina. Nesta mesma rádio produziu e apresentou o programa Rádio Babilônia e especiais sobre os cantores Lou Reed e Tom Waits.
Em parceria com Joeli Pimentel dirigiu o vídeo Sweet Mari Stockler Blues e trabalhou como ator no curta-metragem O Vagabundo Sagrado. Também trabalhou como ator nos Curtas Do Amor de Gisela Callas, Enjaulados de Luiz Montes (ganhando prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de cinema de Belo Horizonte) e Balaio de Luiz Montes. Está finalizando agora sua primeira direção em cinema, o longa Getsêmani. Escreveu o roteiro do novo filme de José Eduardo Belmonte que tem o título provisório de “Meu mundo em perigo” e está em processo de edição. Fez a primeira versão do roteiro de “Nossa Vida não Vale um Chevrolet”, com direção de Reinaldo Pinheiro, que está em processo de finalização. Fez também a trilha sonora do filme em parceria com o Maestro Marcello Amalfi. Como poeta, além de ganhar vários prêmios em concursos, produziu e apresentou juntamente com os poetas Rodrigo Garcia Lopes e Maurício Arruda Mendonça (tradutores de Rimbaud e Silvia Plath para a Editora Iluminuras) o espetáculo Palavra Cantada é Palavra Voando, lendo poemas de Charles Bukowski, Jack Kerouac, Rimbaud e William Burroughs, entre outros. Também dirigiu para teatro os textos Jordan de Anna Reynolds e Garotas da Quadra de Rebeca Prichard. A convite do SESC escreveu dois textos a partir de fotos de Sebastião Salgado que foram encenados durante a exposição Êxodos, no SESC Pompéia. Já realizou no Centro Cultural São Paulo três mostras com Textos seus e adaptações que fez de livros de outros escritores.
Já adaptou para teatro os livros Tanto Faz de Reinaldo Moraes, O Herói Devolvido de Marcelo Mirisola, Dentes Guardados de Daniel Galera, Faroestes de Marçal Aquino, Ovelhas que voam se perdem no céu de Daniel Pelizzari, Clavículas de Cristiano Baldi e “Chapa Quente” de André Kitagawa.
Responsável pela sonoplastia de todos os seus espetáculos, já lançou cds com a banda Tempo Instável. entre outras atividades culturais...

Encerrando a apresentação, o autor e o elenco participam de um bate-papo com a platéia.




O 3º Ciclo de Leituras Públicas de Textos Teatrais tem o apoio do
Programa de Ação Cultural – Proac, da Secretaria Estadual de Cultura.

 E realização:



Mais informações podem ser obtidas pelo blog ou pelo email:

ciclodeleiturasteatrais@gmail.com



"HOMENS, SANTOS E DESERTORES".
Autor: Mário Bortolotto
gênero: Drama
Dia 19/10, às 20hs.
EMEF Júlio Mesquita
Rua Dr José Aires Neto, 25 – Jd Bonfiglioli
tel: 3735-4382

E com encerramento do Ciclo 2010 no.
Dia 26/10, às 20hs.
Casa de Cultura do Butantã
Rua Junta Mizumoto, 13 - Jd Peri-Peri
tel: 3742-6218


"Entrada Franca"